domingo, 19 de junho de 2011

FALADURA DO CAMARIGO MONTEIRO NO CONVÍVIO DE 2011



Minhas senhoras, senhores convidados, Camarigos, mais um convívio que estamos a realizar e já lá vão 38 anos que meninos e moços, lá partimos para terras distantes onde o sol esquenta mais e a terra é vermelha. a convivência deu nisto; esta grande amizade, onde nos encaramos olhos nos olhos e gostamos do que vemos. Na nossa frente está o nosso companheiro,o nosso amigo, o nosso confidente, muitas vezes o nosso Anjo da Guarda. O quanto é bom podermos olhar para trás e vermos o quanto fomos felizes dentro da infelicidade, alegres dentro da tristeza, fortes no infortúnio, valentes na adversidade, magnânimos nas vitórias, esclarecedores na ignorância, leais aos ideais. Esta alegria que está patente em cada um de nós, já contagiou os nossos familiares mais próximos e é com imensa alegria que vejo a família de Madina a crescer. Camarigos, este ano, é para mim um ano em que realizei o meu sonho e em que pus em prática o célebre poema de Fernando Pessoa; DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE ; e assim foi, nasceu o nosso Blog e que hoje vai ser dado a conhecer a todos os Camarigos de Madina, para que nos seus momentos de ócio e nostalgia possam desfrutar e ter o prazer de ler e ver o que foi as nossas vivências por terras de África e não me venha com desculpas que não percebem nada de computadores, pois há sempre um filho, um neto, um familiar que percebe estas maquinetas. Quero comunicar-lhes que já tive retorno da postagem do nosso Blog, pois há uns tempos atrás recebi um mail do nosso Camarigo Mendonça, o tal que estava desaparecido, não em combate, mas da nossa convivência, e então ele viu o nosso Blog e comunicou comigo desde a Venezuela, local onde se encontra a viver há trinta e tal anos, já lá constituiu família e me diz que espera estar presente num futuro convívio. Camarigos, é justo salientar o quanto estamos gratos à Sara. filha do Freitas, pois sem a sua autoria na elaboração do nosso Blog, ele ainda hoje não existiria, Por isso tudo o nosso muito obrigado. Quanto aos Editores seremos 4 ou seja; eu, o Costa, o Gaipo e a Helena Madruga ( ela uma expert na Fotografia ). Também será postado no nosso Blog o endereço electrónico de todos os 4 editores para assim vocês poderem mandar os vossos escritos e fotos para depois ser publicado. Camarigos transcrevendo umas quantas linhas que escrevi nosso Blog em Editorial, quero dizer-vos que o sentimento que ficou entre nós, perdure para sempre e que a nossa campanha na Guiné seja lembrada sem tabus, pois eu tenho o maior orgulho em dizer que sou ex-combatente do Ultramar e quero que quando um dia os meus netos me perguntarem se eu fui um herói do ULTRAMAR, eu vou dizer-lhes; NÃO MEUS FILHOS O AVÔ NÃO FOI UM HERÓI DO ULTRAMAR, MAS TEM O MAIOR ORGULHO DE DIZER QUE PERTENCEU A UMA COMPANHIA DE HERÓIS QUE FOI A 1ª CART do BART 6523, "os LEÕES de MADINA MANDINGA". Também lhes quero dizer que o nosso Blog será uma homenagem aos companheiros que já partiram, por isso pedimos a DEUS que lhes dê o eterno descanso e PAZ às suas almas. Bem como sempre iremos vender umas rifas para sortear duas bicicletas que como é usual são oferta do nosso Camarigo Machado e que sempre com o seu grande altruísmo tem-nos proporcionado que possamos fazer a oferta de pequenas lembranças alusivas aos nossos convívios, por isso muito obrigado Machado, será também sorteada uma caixa em madeira com duas garrafas de vinho do Porto e será atribuída ao 3º prémio. Bem Camarigos, o discurso vai longo e antes que me mandem calar, volto a pedir-lhes que façam um esforço e enviem-nos material para o nosso Blog, para que os feitos de tão poucos possam ser lidos por muitos. Termino , fazendo votos para que a vida vos sorria e pensem Camarigos que para os LEÕES DE MADINA MANDINGA, a AMIZADE é mais do que um sentimento. Um abraço Monteiro ( Manhiça )

Sem comentários:

Enviar um comentário