segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FIM DO RAMADÃO em MADINA MANDINGA

A palavra RAMADÃO, está relacionada com a palavra "RAMIDA", possivelmente pelo facto do ISLÃO ter celebrado este jejum pela primeira vez, no período mais quente do ano. É celebrado no nono mês do calendário Islâmico, essa a razão porque não é celebrado todos os anos na mesma data e tem a duração de 29 a 30 dias.
O jejum é efectuado todo o mês e vai da alvorada até ao por-do-sol e, todo o Muçulmano além das 5 orações diárias "SALÁ", têm de fazer uma oração muito especial, chamada "TARAWEEH".
No período do RAMADÃO, é tempo de renovação de Fé, prática mais intensa de Caridade, fraternidade e valores familiares. ((transcrito da Wikipédia))

Pois é Camarigo de Madina, toda esta introdução sobre o Ramadão, foi e é para nos recordarmos de como nós também sabíamos acatar e ter respeito pelas crenças e fé dos povos da Guiné que professavam o Islamismo. Sempre foi preocupação nossa que no período do Ramadão não faltasse açúcar e que as populações fossem importunadas o menos possível, por isso mesmo no fim do Ramadão a festa era de todos, Cristãos e Muçulmanos, como se depreende destas fotos que postamos hoje. O convívio dos militares com as populações e as bajudas com as suas roupas novas "manga di ronco".




Camarigos de Madina, mesmo em lados opostos só existia e existe um só DEUS. Iluminado aquele que buscando Deus, está à procura da felicidade e no encontro com Deus, encontrou-a, pois Ele é a Felicidade.

Um abraço fraterno,

Monteiro (Manhiça)