quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NAVIO "NIASSA"

Ei-lo, garboso e altaneiro, qual gavião dos sete mares, cheio de vida e saúde, visto neste postal, cedido pelo ExFurMil Costa que faz parte do seu acervo pessoal e que para nós é o arquivo da 1ªCart do Bart 6523.
A tua vida foi de glória, pois sempre com a tua força lutaste contra as tempestades, tormentas e oceanos e Adamastores, que povoaram as nossas mentes, foste grande, fizeste parte da saga histórica da guerra do Ultramar, da qual todos os que por ti foram transportados nas tuas entranhas, tem histórias de angustia, frustrações, ansiedade, temor e de alegria. Mas a todos deixaste um sentimento de companheirismo e amizade que ainda era maior quando nos trazias de regresso ao convívio e aconchego dos nossos ente queridos. Mas tudo tem um fim, e o teu, que deveria ser glorioso e acabar os teus dias no campo de batalha, qual valente soldado, campo esse que seria as profundezas do oceano, foi isso sim às mãos dum sucateiro que, como um talhante retalha uma rês, esventrou-te, retalhou-te e deu-te não à eternidade, mas sim aos alto fornos da siderurgia, afinal fizeram contigo aquilo que o Padre António Vieira diz: DEFENDESTE A PÁTRIA, CUMPRISTE O TEU DEVER, A PÁTRIA FOI INGRATA, FEZ O QUE COSTUMA FAZER.

NIASSA, povoarás sempre as nossas mentes, estarás sempre ligado a toda uma geração que à época lutou pela Pátria e por parte de todos que por ti foram transportados de certeza estarás sempre até à eternidade nas suas memórias. Um para sempre Monteiro ( Manhiça )

Sem comentários:

Enviar um comentário