segunda-feira, 19 de setembro de 2011

AEROGRAMA - O BATE ESTRADAS

Camarigos de Madina, este que hoje vos apresento, mais um do acervo do ExFurMil Costa, é talvez, um dos mais importantes camarigos de toda uma geração que passou pelos teatros da Guerra do Ultramar, o célebre " Bate estradas ". Foste lançado pelo Movimento Nacional Feminino (MNF), um movimento criado a 28 de Abril de 1961 por Cecília Supico Pinto e mais vinte e cinco mulheres.

Foste o meio de comunicação mais difundido entre militares, suas famílias e afins. Foste o parceiro, o confidente, o mensageiro das boas e más noticias, por ti passaram encontros e desencontros, amores e desamores, lágrimas e risos, enfim, foste fonte de todos os nossos estados de alma. Foste o sopro inebriante do amor e carinho pela pessoa amada, por ti e em ti foram derramadas lágrimas de felicidade, tristeza, angustia e de muito amor. Foste companheiro nas horas de aperto, pois qual dos militares que não te tinha, no bolso do camuflado, para num momento de descanso ler e beber as palavras de conforto dos seus ente queridos, pais, esposas, namoradas, filhos, madrinhas de guerra, amigos e companheiros.
A ti devemos as maiores alegrias que em plena selva, onde a terra é vermelha, onde o verde é mais verde, onde o sol esquenta mais, podia-mos ter, pois quando tu chegavas por avião, barco ou coluna, sabíamos que era o momento em que os nossos corações mais ansiavam, era a hora em que bebíamos todas as letras que transportavas das pessoas amadas, momentos em que as saudades mais batiam e doíam.
Foste mensageiro, qual cupido, de inicio de muitos namoros, muitos dos quais deram em casamentos, mas também foste mensageiro da desgraça e do desgosto e que para os infortunados de tais noticias eras o principal culpado, daí seres amarrotado, queimado, pontapeado, rasgado e odiado. Fica para o sempre o inicio de quase todos os bate estradas: Queridos pais, (namoradas, esposas, madrinhas de guerra e amigos) espero que este os vá encontrar de perfeita saúde que eu que tanto te ( vos ) ama fico bem graças a Deus.
Amigo e companheiro, muito mais havia a dizer, mas e por tudo que nos deste, um obrigado bate estradas e fica com um até sempre. Monteiro ( Manhiça ).

Sem comentários:

Enviar um comentário