domingo, 2 de outubro de 2011

CAMINHO MARÍTIMO P`RA GUINÉ

Camarigos de Madina; como estamos a entrar na fase da vida em que: VAMOS VIVENDO D´AQUILO QUE JÁ VIVEMOS, ou seja vamo-nos lembrando dos tempos idos, hoje vamos recordar, para muitos com angustia, "eu", os sete dias de viagem, com muitos enjoos, que fizemos rumo à Guiné a bordo do Niassa.

Manhã do dia 6 de Junho do ano 1973, cais de Alcântara em Lisboa, hora da despedida. Trocavam-se as últimas juras de amor, sorvíamos o doce trago dos últimos beijos, gravávamos na memória o velho rosto dos nossos pais que teimosamente vertiam lágrimas já de saudades e tristeza pela partida do seu maior tesouro, porque para os pais: OS FILHOS SÃO PARTE DO SEU CORAÇÃO QUE BATE FORA DO SEU PEITO.

Meio dia, o Niassa apita e começa a zarpar. Ficam os nossos olhos marejados de lágrimas, vemos os lenços esvoaçando freneticamente nas mãos dos nossos ente queridos num último adeus de saudade e tristeza. Ouvem-se gritos pungente de parentes que não conseguem abafar a dor pela partida dos seus para a guerra. Aperta-se os nossos corações de tanta emoção e neste turbilhão de emoções só um pedido: meu DEUS, dai-me força e amparo para regressar são e salvo para poder abraçar toda a minha família. Nesta saga por que passou toda uma geração de pais, eles viram e sentiram a ordem natural da vida ser trocada, pois se: NA PAZ, SÃO OS FILHOS QUE ENTERRAM OS PAIS, NA GUERRA SÃO OS PAIS QUE ENTERRAM OS FILHOS, triste sina a destes pais.
Passamos por baixo da ponte Salazar, hoje 25 de Abril, imponente e majestática, ao fundo já se vê o farol do Bugio, mais além Cascais e passadas umas horas, só mar e mar até se perder de vista. Tem início o nosso tormento dos enjoos.

Atracámos no Funchal. Vista maravilhosa com toda a baía á nossa frente, mas não podemos sair. Entra uma companhia de madeirenses e então nova partida rumo à Guiné. A vida a bordo lá se vai passando, à noite há cinema o que vai distraindo o pessoal.

Ao largo de Cabo Verde, somos escoltados por três fragatas e um bombardeiro, o calor já começa a apertar. Na última noite, temos um jantar de despedida oferecido pelo Capitão de Bandeira, Capitão-Tenente Augusto Miranda Filipe da Silva e pelo Comandante do Niassa, Artur Ribeiro Costa Dias e seus oficiais. A ementa foi: Creme Royal; Filetes de Peixe Orly; Galinha corada à Sevilhana; amêndoas; Doce; Fruta e Café. Foi simpático por parte das hierarquias este mimo.


(Fragata F471 em escolta ao navio Niassa na zona do Senegal)

Dia 13, logo pela manhã penetramos nas águas calmas e barrentas do rio Geba e avistamos terras da Guiné. Ficamos fundeados ao largo devido ao grande calado do Niassa, motivo pelo qual fizemos o desembarque em lanchas LDG para o porto de Bissau, onde desembarcamos às 13,15 horas.

(LDM a fazer o transporte do navio Niassa para Bissau)

Foram sete dias de mar e do muito que aqui ficou escrito, foi-nos fornecido pelo ExFurMil Costa. A ementa do jantar foi enviada pelo companheiro ExAlfMil Barbosa. As fotos são de autoria do ExFurMil Quinito. Para os três um obrigado pelo contributo para a nossa saga. Monteiro (Manhiça)

Sem comentários:

Enviar um comentário