quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ovo de Páscoa e sua simbologia


Quando eu era criança, não entendia muito bem a Páscoa. No tempo quaresmal, e a partir do 1º domingo da Quaresma e domingo do Senhor dos Terceiros, no final da tarde, após a procissão quaresmal, em minha casa, ao jantar, os meus pais davam-nos a prova e saborear as primeiras amêndoas, de fabrico local, as quais, eram lisas e coloridas, umas pequenas e outras maiores, com miolo de amendoim da região dos Açores, embora no mercado local houvesse também outras de melhor qualidade, e de recheio de amêndoa.
Havia também outras iguarias da Páscoa, as “chamadas de sobremesa e caramelo, bem como os célebres confeitos, de sabor a funcho e limão”, estas destinadas ao dia de festa por excelência.
No meu tempo, nada se sabia, nem era hábito em minha casa no domingo de Páscoa termos ovos de chocolates. A minha mãe, falava-nos na sua linguagem simples, explicando a simbologia do ovo, comparando com o nascer dos pintainhos, quando ela deitava a galinha com os ovos, tarefa que, ela cada ano fazia para nos apercebermo-nos da vida e da sua propagação.
Sobre os ovos de Páscoa, falava-mos sim, mas dos folares de massa sovada, em que a minha mãe na semana antes da festa Pascal, preparava a massa sovada, e a todos tendia um bolinho, cada qual com o seu ovo, o chamado “tradicional folar da Páscoa”, fazendo um folar comum para a família ou adultos.
Também nos falava do coelhinho branco, e da sua relação com a festa dos tabernáculos da Páscoa, dado que o coelho também se reproduz.
Mas, o que tem a ver coelho com ovos, seus símbolos, com a ressurreição de Jesus ou a fuga dos hebreus do Egipto comandada por Moisés?
Mais tarde, percebi a relação de tudo isto. Os ovos são o símbolo do nascimento.
Ali dentro, uma vida por vir ao mundo. É o eterno milagre da vida que renasce todos os dias. O coelho é o animal que se reproduz com uma velocidade estonteante, é uma ode à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias.
Renascer é nascer, somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole. A fuga dos hebreus é o fim da escravidão de um povo. A escravidão equivale à morte, porque escravizar, é tirar a vontade, a alma e a vida a alguém que nos incomoda.
Libertar da escravidão é viver de novo, é renascer.
Jesus é a Ressurreição.
Este eterno milagre que nos encanta é o milagre da vida que a Páscoa nos relembra.

FELIZ PÁSCOA                    
Que todos os amigos de Madina Mandinga tenham uma Feliz e Santa Páscoa….
Que o coelhinho a todos traga muito mais que simples ovos de chocolate…
Que uma Santa Páscoa transporte muita saúde, felicidade, compreensão e carinho.
Que sejam todas as famílias abençoadas por Aquele que nos deu a sua vida.
Que a nossa Páscoa seja uma taça colorida de frescas e perfumadas rosas que, dispostas em mesa familiar e em Domingo de Ressurreição, se tornem festim de partilha, na harmonia das iguarias deste tempo Pascal.
É o que desejo humildemente num abraço de grande aleluia.
Feliz Páscoa.
Ponta Delgada-Açores- 1 de Abril de 2015
José Graça Gaipo

2 comentários:

  1. É sempre com deleite que se lê os escritos do Gaipo, pois são sempre uma lição. Obrigado por este escrito que é uma pedrada no charco desta pasmeceira que são as escritas que aqui se vai pondo, unicamente para manter viva a nossa união e amizade. Obrigado Gaipo e uma Feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
  2. Aleluia! Aleluia! Votos de Páscoa com sentido de renovação para todos os camarigos e famílias. Abraço forte

    ResponderEliminar