domingo, 26 de fevereiro de 2017

Aniversário - Simão Pereira ** António Taveira


FELIZES OS ANIVERSARIANTES
QUE ESTÃO EM FESTA
SALVÉ DIA
 26-02- 1951-2017
Simão Rodrigues Pereira
26-02-1952 -2017
António Taveira Vieira
Elaborar um cartão de parabéns aos amigos Simão e António Vieira, acaba por ser simples.
Basta um pouco de imaginação com a aplicação de um pequeno jogo de palavras que entrosam um pensamento de felicidades em dia tão especial para os amigos acima invocados, ou lembrados.
Também é um regozijo de felicidades, quando os nossos amigos se lembram, e na primeira linha de lembrança e oportunidade, telefonam, e expressam as mais belas palavras de amizade, desejando mesmo na distância, a vontade de bem perto, partilhar a festividade, imaginando a tomada de um copo de espumante, acompanhado de uma belíssima fatia de bolo, que esmerados familiares prepararam com precisão, para que tudo seja motivo de apreciação, não só na aparência de confecção e ornamentação, mas também no sabor apetecível e de repetição, se possível.
Hoje, ao raiar do dia, o cartão de felicitações destinado aos amigos Simão e António Vieira, lembra na memória, o preparar da festa em terras de África, Madina Mandinga, Guiné, em que havia sempre preocupação antecipada de combinação de fausto manjar de cabrito encomendado, ou outra ave comestível e de aquisição fácil.
Tenho na lembrança e imagem retida, a preparação da mesa destinada ao banquete de almoço ou jantar, diferenciado e confraternizado na maior alegria de convívio, para aliviar a tensão do momento, e com alerta desperto, para que tudo fosse na melhor ordem.
Em final de Fevereiro, o frio aperta, e o (s) sinal (ais) de gestação surgem com o rompimento das águas de uma mãe, que ao longo do tempo, fez a sua contagem de sentir a maternidade chegar.
Depois, o aconchego de colo quente de ambos, é o agasalho primeiro de qualquer mãe, que ainda dorida fisicamente de dar à luz, aceita nos braços o seu nascido, e com o primeiro olhar, sorri de satisfação esquecendo a dor da maternidade.
 Ao receber (em) no colo a (s) sua (s) criança (s) não descuida (m) de bem os tratar, dando-lhes as melhores condições ambientais à sobrevivência do mundo externo.
Os cuidados primários, obedecem às instruções recebidas pelas mães e familiares já experientes, e por isso, não são esquecidos os tractos humanos e filiais, porque o plano do amor e do afecto, procura as defesas necessários e indispensáveis à manutenção de novas vidas trazidas ao mundo com novos ambientes.
Depois, ao longo dos meses, começam os olhares do reconhecimento dos bebés, depois, os sorrisos, as primeiras palavras de “ MAMÃ, nome que não necessita de apelidos para ser conhecida em conversa familiar e amigos, a identificação.
Com o andar dos tempos, as festas sociais são caminhos novos onde se cruzam saberes novos e amizades que se prolongarão por tempo indeterminado.
Neste dia, os amigos da família Madina Mandinga, expressam num abraço muito amigo, as maiores felicidades, e que o vosso dia seja bem passado na grande alegria e amizade familiar.
Um bem-haja de grande felicidade e de, Ad Multos Annos, para vós.
Com consideração e estima, Os leões de Madina Mandinga.

Sem comentários:

Enviar um comentário