quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Aniversários - Fevereiro 2018

 ANIVERSÁRIOS
 ENQUADRADOS NAS ESTAÇÕES
 Um pouco de história
As estações do ano são um fenómeno específico da própria natureza planetária, e acontece pela inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol.
O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento, e como aprendemos na geografia, na antiga 4ª Classe do “Ensino Primário”, hoje, denominado “Ensino Básico”, dá-se o nome de movimento de translação, e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano. Estação do ano, é uma das quatro subdivisões do ano, baseadas em padrões climáticos, a saber: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Inicialmente, o ano era dividido em duas partes: o período quente, que se dividia em três fases:
A Primavera (literalmente "primeiro verão"), de temperaturas e humidades moderadas. 
O tempo do verão, "tempo da frutificação", de temperaturas e humidades elevadas.
O estio, de temperaturas elevadas e de baixa humidade.
O período frio, era apenas dividido em duas fases: 
O Outono, "tempo do ocaso", em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempo do Inverno, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.
Posteriormente, para ajustar as estações à posição exacta dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência do movimento de translação associado à inclinação do eixo da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estações.
Em algumas culturas, ainda se divide o ano em cinco estações, como a China e outros países, como a Índia, dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa. 

Assim, e no contesto da estação presente, o Inverno, estação iniciada a 21 de Dezembro de 2017.
Lembramos que no mês de Fevereiro de 2018, fazem anos os seguintes camaradas e amigos da BART 6523, Leões Madina Mandinga:
- Arlindo Marques Francisco, no dia 6
- Miguel Lopes Baptista, no dia 8
- Serafim Ribeiro da Silva Lopes, no dia 17
- Manuel Silva Antunes Dias, no dia 19
- António Taveira Vieira,  no dia 26
                                                      - Simão Rodrigues Pereira, no dia 26
                                                              a quem desejamos muitas felicidades

Sem comentários:

Enviar um comentário